Seguro de carro novo e carro antigo tem o mesmo preço?
Confira o que faz um carro mais velho ter o seguro proporcionalmente mais caro que um carro novo:
SEGURO AUTOMÓVEL


Já escrevemos aqui algumas opções para reduzir o custo do seguro de automóvel, seja pelas coberturas que podemos deixar de contratar, como nova modalidade de seguro ou por optar por uso de oficinas cadastradas e peças compatíveis.
Mas analisando, vamos entender o que faz um carro mais velho ter o seguro proporcionalmente mais caro que um carro novo:
01 - O custo de consertar um carro novo e usado, pode ser exatamente o mesmo: Se compararmos dois carros de uma mesma marca, sendo um deles 2012 e outro 2023, tanto as peças como a mão de obra serão as mesmas.
02 - As peças podem ser mais caras: Hoje a legislação brasileira estabelece que por lei, a montadora deve manter estoque de peças de reposição de um veiculo por até 10 da anos de circulação, mesmo reduzindo o consumo ou nem chegando a vender, essas peças precisam estar estocadas e à disposição, existindo um custo para isso que é refletido no custo final dela.
03 - As coberturas adicionais custam o mesmo valor: Para um carro novo ou usado, que proporcionalmente falando, a proteção à terceiros, assistência 24hs, passageiros, carro reserva e outras, tem um preço igual para um carro 2012 ou 2023. o que muda, é basicamente na indenização da cobertura de perda total, pois em todas as outras, terão o mesmo custo, mas para um veiculo com valor menor.
Desta forma, se um carro 2012 custa R$ 40.000 e um mesmo modelo 2023 custa R$ 90.000 vão desembolsar praticamente o mesmo valor, mas o que para um pode ser 3%, 4% , para outro pode ser 10% ou até mais..
Entendemos que podem existir mais razões além das quais descrevemos acima, mas o proposito era trazer esclarecimentos e uma ideia dos fatores que podem afetar a composição dos preços de seguros.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Gostou? Deixe seu comentário.
Ost Seguros | Foster Corretora de Seguros e Serviços Financeiros
07/2023